27/12/2009 18:11

Neste espaço iremos nos conectar às experiências ligadas ao Cuidar da Criança e do Adolescente hospitalizados e de suas famílias.
Cbá, 27/12/2009
(horário - 18:11)
Para começar, achamos significativo falar sobre a Enfermagem Pediátrica. Sendo assim, postamos um texto muito interessante, que faz uma breve apresentação histórica do cuidar da criança hospitalizada, evidenciando os avanços da humanização do cuidar ao longo dos anos. O artigo revela a carência de publicações científicas por enfermeiros Pediatras, informando também, que há uma grande deficiência de técnicos com formação e capacitação voltadas para a assistência de crianças hospitalizadas. Como o texto é recheado de vivências de Enfermeiras Pediatras, a leitura do artigo torna-se empolgante, emocionante e de fácil entendimento, mostrando a dimensão do trabalho da Enfermagem Pediátrica e qual o caminho trilhar para ser um Especialista nesta Área. Esperamos que compreendam o papel do Profissional Especialista em Enfermagem Pediátrica e gostem do fascinante trabalho de cuidar da criança hospitalizada.

Tenham uma ótima leitura!
(Por João Marinho)
Divulgado no jornal do COREN/SP, 2004.

Cbá, 24/04/2010
(Horário-17:00)
III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e XVI Encontro Catarinense de
Enfermagem Pediátrica.
Em outubro de 2009 aconteceu em Florianópolis/Santa Catarina o Congresso Brasileiro de Enferamgem Pediatrica e Neonatal. Parafaseando as palavras da Presidente da SOBEP, Profa. Dra. Circea Amália Ribeiro, "esse evento objetivou a ampliação e a troca de conhecimento sobre a assistência, o ensino e a pesquisa de enfermagem ao recém nascido, criança e adolescente e suas famílias, nos diversos contextos de cuidado." Envolto pela magia da Ilha de Santa Catarina e pela interação cultural que foi favorecida, esse evento teve como proposição central "A enfermagem, o neonato, a criança, o adolescente e seus mundos: cuidando de um para cuidar do outro".

Assim, inserimos aqui uma instigante experiência, que pode ser apresentada no Congresso Brasileiro.
Acompanhando um dia na vida de um adolescente em hemodiálise: relato de
experiência
Heidy Dall’Orto Hellebrandt
Rosa Lúcia Rocha Ribeiro
Solange Pires Salomé de Souza
O artigo relata a experiência de uma acadêmica de enfermagem no acompanhamento de um adolescente portador de Insuficiência Renal Crônica (IRC) durante um dia de sessão de hemodiálise. A experiência teve como objetivo conhecer a vivência de um adolescente em hemodiálise, com vistas à proposição de medidas que possibilitem um melhor cuidado e amenizar o sofrimento causado pelo tratamento da IRC. Utilizou-se como metodologia a observação participante, sendo que a acadêmica acompanhou o adolescente e sua mãe desde a saída até o retorno à sua residência, procurando descrever um dia típico de hemodiálise. A experiência é discutida tendo como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente. Conclui-se que, assim como em outras situações relacionadas à saúde, o adolescente em hemodiálise tem seus direitos violados e não tem sido tratado como prioridade.
Palavras-chave: hemodiálise, defesa da criança e adolescente, enfermagem pediátrica, nefrologia.